Home » Notícias » Cultura na zona leste de São Paulo: conheça as Fábricas de Cultura da região

Cultura na zona leste de São Paulo: conheça as Fábricas de Cultura da região

Você já ouviu falar ou conhece o projeto Fábricas de Cultura? Eles existem em todas as regiões da capital para formar e difundir arte e cultura e, por isso, o Movimento pela Moradia traz o assunto no conteúdo de hoje.

As Fábricas de Cultura da Zona Leste oferecem cursos e programação cultural para todas as idades, com unidades no Itaim Paulista, Vila Curuçá, Cidade Tiradentes e Parque Belém. Tudo de graça!

Esses locais nada mais são do que espaços mantidos pela Secretaria de Cultura de São Paulo e ainda pouco conhecidos e divulgados. Com atividades e aulas de iniciação artística nas áreas de música, teatro, circo, dança, multimeios, xadrez e artes plásticas, o projeto serve também como espaço para difusão cultural, abrigando e oferecendo diversos espetáculos e oficinas – regulares ou não – para toda a comunidade nos fins de semana, além de apresentarem biblioteca com mais de dois mil títulos.

O espaço tem, inclusive, programações para todas as idades. Durante as férias de janeiro e julho, por exemplo, é só chegar alguns minutos antes do início das atividades para poder participar dos ateliês específicos (é preciso ser usuário cadastrado, levar seu RG e um comprovante de endereço – apenas).

Essas Fábricas são abertas à população e foram criadas para atender – principalmente – crianças, adolescentes e jovens de 8 a 21 anos e adultos, pelo programa Adultos, Pais e Avós, gratuitamente. Teatro, dança, música, circo, multimeios e artes plásticas são oferecidos para a comunidade com a orientação de especialistas, além de uma biblioteca repleta de atividades e de um teatro com 300 lugares para apresentações dos aprendizes e de grupos locais já formados.

A primeira Fábrica foi a de Vila Curuçá, inaugurada em março de 2011, depois a de Sapopemba, em Junho/2011, a de Itaim Paulista em Setembro/2011, a de Belém em Junho/2012 e a Fábrica Cidade Tiradentes em Outubro/2013.

A frequência nas Fábricas já em operação é de 500 aprendizes por dia útil e de cerca de 2.000 espectadores nos fins de semana. Saiba mais no site http://www.fabricadecultura.org.br/home.asp ou pelo Facebook https://www.facebook.com/fabricasdeculturazl e participe hoje mesmo.

Aproveite com a família. Incentive!

Deixe uma resposta

Rolar para o topo