Home » Notícias » Dia Nacional do Livro

Dia Nacional do Livro

29 de Outubro: Dia Nacional do Livro

Há 204 anos, no dia 29 de outubro a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e assim foi fundada a Biblioteca Nacional. Em virtude desse fato ocorrido em 1810, essa data ficou conhecida como o Dia Nacional do Livro.

Sendo hoje uma das sete maiores bibliotecas nacionais do mundo, e a maior da América Latina, a Biblioteca Nacional conta com um acervo de mais de 9 milhões de livros.  Esse número elevado se da ao fato de que ele está sempre em expansão, através de aquisições de raras coleções, doações e um dos fatos que contribui bastante para o aumento do acervo é através da lei do Depósito Legal, onde toda obra literária deve ser remetida à Biblioteca Nacional.

A BN também exerce uma função muito importante para manter seu acervo, que é o processo de restauração das obras, com oficina de encadernação e centro de microfilmagem, fotografia e digitalização. Assim, todas as obras jornalísticas, e literatura rara nacional passa por uma “reforma” com a intenção de não deixar a obrar “morrer”, podendo circular entre os milhares de aficionados por leitura desse país.

dia nacional do livro

Através de tudo isso, a Biblioteca Nacional (BN) se tornou a guardiã da memória gráfica brasileira, que tem como finalidade maior, proporcionar a informação cultural nas diferentes áreas do conhecimento humano com base na produção intelectual brasileira e nas obras mais significativas da cultura estrangeira, que constituem o sempre crescente acervo bibliográfico e hemerográfico, cujo conjunto lhe cumpre preservar. Segundo a própria curadoria da BN.

É indiscutível a importância dos livros na educação, no entretenimento e formação de milhares de pessoas ao redor do mundo.  E é muito importante a preservação do conhecimento, assim como feito pela BN para dar continuidade ao crescimento da nossa sociedade como um todo.

Comemore esse dia 29 de outubro, lendo ou presenteando alguém com um livro. Passe adiante a cultura e o conhecimento!

Deixe uma resposta

Rolar para o topo