Home » Notícias » Campanha de vacinação para meninas de 11 a 13 anos

Campanha de vacinação para meninas de 11 a 13 anos

Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção.

Cartaz_HPV_Meninas_64x46_baixa
Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito seu assegurado pelo SUS. Meninas de 11 a 13 anos devem ser vacinadas. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, confira o esquema de vacinação adotado em todo o país:

tabela_hpv

A meta do Ministério da Saúde é atingir 80% do público-alvo. A vacina contra HPV garante proteção de 98% contra o câncer de colo do útero.

HPVA vacina do HPV só passou a fazer parte do calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) este ano. Em 2015, a vacinação será ampliada para as meninas de 9 e 10 anos. O Ministério da Saúde indicou perspectiva de vacinar 80% das meninas de 11 a 13 anos do País por meio da disponibilização da vacina em 36 mil postos em todo o País, além das escolas da rede pública.

O foco nas meninas dessa faixa etária para a campanha de 2014 tem como argumento a melhor resposta de proteção que esse grupo pode apresentar, indicou o Ministério. A vacina usada será a quadrivalente, que protege contra quatro subtipos do vírus: 6, 11, 16 e 18 e é a recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Em todo o mundo, 70% dos casos de câncer de colo de útero são causados pelos subtipos 16 e 18. O câncer do colo do útero, uma das principais causas de morte de mulheres no Brasil, está associado à infecção pelo vírus HPV, por isso, a importância da vacina e do exame anual para as mulheres.

A transmissão do HPV ocorre por meio do contato com mucosas ou pele infectadas durante a relação sexual, assim como da mãe para o bebê na hora do parto.

A vacina, é importante ressaltar, não substitui o uso de preservativos, assim como a realização do exame papanicolau, que deve ser feito anualmente, em especial pelas mulheres entre 25 e 64 anos.

Essa é a nossa dica de hoje.

 

Deixe uma resposta

Rolar para o topo