Home » Notícias » Dicas » Horta em casa

Horta em casa

Você sabia que criar uma horta orgânica dentro de casa pode ajudar tanto na renda quanto na qualidade dos alimentos consumidos?

O cultivo de uma horta pode fazer extremamente bem para a saúde e bem-estar da família que passa a consumir alimentos sem a presença de agrotóxicos, sendo assim, mais saudáveis. Facilmente adaptáveis em qualquer casa e apartamento, apenas com algumas restrições quanto ao tamanho e aos recursos disponíveis.

Então vamos lá! Aos preparativos.

Antes de montar a horta alguns fatores devem ser levados em conta como: Solo, clima, local e espécies que serão escolhidas para o cultivo.

Determinante para o desenvolvimento e adaptação de algumas espécies de alimentos o clima se torna o fator decisivo na seleção de variedades. Observando as mudanças das estações do ano e a quantidade de chuvas devem ser observados para a montagem do calendário de épocas de plantio.

O solo deve ser escolhido analisando a quantidade de nutrientes que ele pode gerar, os aspectos físicos como a textura e sua estrutura e biológico, já que ele é um organismo vivo que interage diretamente com o alimento.

No local alguns cuidados devem levar maior atenção, um local longe de galinhas, coelhos ou cachorros, que tenham um fácil acesso e que apresente a maior insolação possível, para aproveitar a maior parte do tempo no sol. Água próxima ao local é indispensável.

Cada espécie escolhida para criar é distinta, possuem tempos diferentes de crescimento e demandam diferentes cuidados e rotinas. Por isso, ao comprar as sementes procure obter o máximo de informações sobre tal espécie.

Agora vamos por a mão na massa, ou melhor, a mão na terra!

horta em casa

Para o cultivo dentro de casa ou em apartamentos, a melhor escolha são os vasos. Só certifique-se de que as espécies vão se adequar ao tamanho escolhido.

Para montagem você precisa fazer o seguinte:

Pegue um vaso com furos, preencha um terço dele com brita ou pó de brita para realizar a drenagem. Em seguida coloca a mistura de duas partes de terra, uma parte de composto orgânico e outra de húmus até a borda do vaso, espalhe um pouco de areia e plante as mudas.

Se você possui um espaço um pouco maior e quer fazer um canteiro um pouco mais elaborado. Pode usar os mesmos princípios, usar as mesmas espécies dos vasos e também algumas outras que demandam maior espaço. Para isso você precisa: Arar o solo, assim ele não fica compactado, ao revolver a terra ela fica mais arejada e facilita a permeabilidade do solo. Em seguida, misture o composto orgânico, deixando o canteiro com 20cm a cima do nível do terreno, contendo uma largura de no máximo 1,20m. Marcando os espaçamentos, deixando os pés de alface, por exemplo, com distância de dois palmos cada um. Posicionando as mudas de forma intercalada e em forma de triangulo, para evitar erosão e lembrar sempre de regar todas as mudas pelo menos uma vez ao dia nas horas mais frescas, de preferencia pela manhã.

Com essas dicas agora já é possível iniciar um pequeno plantio em casa e assim economizar um pouco mais e ter uma vida mais saudável.

Deixe uma resposta

Rolar para o topo