Prevenir e falar de suicídio é valorizar a vida

Setembro é marcado pela primavera (22/09) e também pela campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio. A mobilização do tema se faz necessária, principalmente, por conta do aumento desses casos no Brasil e no mundo e o Movimento pela Moradia se preocupa e se mobiliza pela causa.

Essa campanha, do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade e desde 2015, o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio. No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser evitados com auxílio profissional. Mas, o assunto ainda é um tabu. Não se fala abertamente e seriamente sobre ele.

Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade – o que não é verdade e dificulta no auxílio e condução do tema. Todos esses números poderiam ser evitados ou reduzidos quase que por inteiro se existissem políticas eficazes de prevenção do suicídio.

Mas, o que é possível fazer para ajudar na prática? Pode parecer simples e até óbvio, mas OUVINDO e CONVERSANDO. As palavras como alternativa ao ato são a melhor forma de ajudar uma pessoa que pode estar passando por isso.

E como saber? Não julgando, escutando, conversando, fazendo companhia, conscientizando ou informando o número específico para ajuda. Pequenos gestos podem salvar vidas: espalhe empatia e amor ao próximo. Valorize a vida!

Não é drama, não é para chamar atenção, não é falta de religião, de amigos, de amor, e muito menos falta de frescura. De julgamento, dor e sofrimento o mundo já está cheio. Espalhe amor e contribua com o Setembro Amarelo.

Não tenha medo de pedir ajuda durante uma crise. Disque 141 ou 188.

Cuide-se e cuide de quem você ama!

Mais Artigos

Movimento junto com Ministério

O presidente do Movimento pela Moradia Zona Leste II, Dalcides Neto, esteve em Brasília com o Ministro das Cidades – Jader Filho, que recebeu tanto

Aniversário do Movimento

Hoje é um dia muito especial para o Movimento, completamos 39 anos de lutas e conquistas. Foram muitas as vitórias, dias difíceis , dias de

Assinatura do Santa Genoveva

Dalcides Neto, presidente da Associação Movimento pela Moradia Zona Leste II, esteve com Marcelo Branco, secretário de Habitação do Governo do Estado de São Paulo

Comunicado Covid-19

Em razão da crescente disseminação do Coronavírus no Brasil e o posicionamento das autoridades da saúde, visando proteger a comunidade , os funcionários e suas

plugins premium WordPress