Combatendo à dengue

Com a chegada do outono, as temperaturas ficam mais amenas e, no geral, as chuvas diminuem no território brasileiro, mas não é por isso que devemos deixar de lado o combate à dengue. Para evitar que o mosquito encontre ambientes propícios para o desenvolvimento dos seus ovos, é preciso continuar com as mesmas medidas preventivas. Afinal, a prevenção é sempre a melhor arma. E nessa luta contra a dengue, enumeramos algumas dicas que ajudam a combater os focos e os mosquitos transmissores do vírus.

dengue_blog

1 – Mantenha sua caixa d’água sempre fechada com a tampa correta.

A caixa d’água é um dos principais focos do mosquito. Às vezes até esquecemos que ali há água parada. Por mais que utilizemos água para atividades do dia a dia, se a caixa estiver cheia, ela pouco se movimenta.

Se você mora em prédio ou condomínio que possui apenas uma caixa d’água para vários moradores, procure saber com o síndico ou zelador quais os cuidados são tomados com a caixa d’água.

2 – Não deixe água da chuva acumulada.

Se há calhas onde você mora, procure sempre tirar folhas e galhos ou qualquer coisa que impeça o vazamento da água.

Se você tem plantas no quintal, encha com areia os pratinhos. Assim evita-se a água parada e suas plantinhas podem se manter por mais tempo úmidas. Caso sejam plantas aquáticas, troque a água e lave o recipiente com água e sabão pelo menos uma vez por semana.

3 – Coloque o lixo em sacos plásticos e não jogue lixo em terrenos baldios.

O cuidado com o lixo na verdade começa antes de ele ir para a lixeira. Ao descartar garrafas plásticas ou caixas de leite ou suco, procure esvaziá-las antes de colocar em sacos plásticos. Quando possível, desmonte a caixinha e dobre-a.

Já com as garrafas de vidro, procure mantê-las sempre com a boca para baixo. Assim você garante que a garrafa ficará sempre vazia e evita o acúmulo de água.

Os terrenos baldios muitas vezes são alvos de descarte de lixo. Procure não fazer isso. Além de prejudicar o meio ambiente, essa atitude pode criar focos para o mosquito se reproduzir.

Se há um terreno baldio ao lado de sua casa, chame o serviço de limpeza urbana da região. O número da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) de São Paulo é 0800-7777156 e atende das 8h às 18h em dias úteis.

É isso: simples, fundamental e eficiente. Essas são as 3 principais dicas para se evitar e combater a dengue. Lembrem-se sempre de que a prevenção é a maior arma contra a doença.

Mais Artigos

Movimento junto com Ministério

O presidente do Movimento pela Moradia Zona Leste II, Dalcides Neto, esteve em Brasília com o Ministro das Cidades – Jader Filho, que recebeu tanto

Aniversário do Movimento

Hoje é um dia muito especial para o Movimento, completamos 39 anos de lutas e conquistas. Foram muitas as vitórias, dias difíceis , dias de

Assinatura do Santa Genoveva

Dalcides Neto, presidente da Associação Movimento pela Moradia Zona Leste II, esteve com Marcelo Branco, secretário de Habitação do Governo do Estado de São Paulo

Comunicado Covid-19

Em razão da crescente disseminação do Coronavírus no Brasil e o posicionamento das autoridades da saúde, visando proteger a comunidade , os funcionários e suas

plugins premium WordPress