Home » Notícias » 11/08 – Dia do estudante

11/08 – Dia do estudante

A importância da data para a Educação

O dia do estudante é comemorado, no Brasil, no dia 11 de agosto. A data foi criada em 1827, em homenagem à fundação dos dois primeiros cursos de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais do país, em 11 de agosto de 1827, por D. Pedro I, ou seja, a partir da criação dos primeiros treinamentos de graduação superior.

A Educação é um direito essencial de todo o ser humano, que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo, no caso os estudantes. A importância da educação vai além da formação do conhecimento propriamente dita e da possibilidade de obtenção de empregos e carreira, pois é pela educação que se é permitida e verdadeira preparação para toda a vida.

As crianças e jovens vão para a escola e sonham em ser ‘alguém’ quando crescer, por meio da formação educacional enquanto estudantes. A vida estudantil passa por vários níveis e já teve diversas mudanças no país, até alcançar a universidade, pós-graduação e outras especializações existentes na grade curricular nacional. Nesse meio tempo, tanto as conversas quanto os aprendizados são muitos e todos os processos contribuem para a melhor formação de cada pessoa. Dessa forma, a vida de um estudante é recheada de aprendizados e de histórias, vivências e um exercício de conhecimento imensurável.

DiadoEstudante_Blog

Por meio da Educação, é possível garantir o desenvolvimento social, econômico e cultural de cada indivíduo e, por isso, o Movimento pela Moradia lembra com importância desta data para a formação da nossa sociedade.

Os impactos da Educação são extensos e profundos, como: a diminuição e combate a pobreza, melhoria e ascensão da economia, redução e combate a violência, promoção da saúde e diversos outros setores de benefícios a qualidade de vida, proteção do meio ambiente, e muito mais.

A educação de qualidade é o motor para o país e o papel do estudante é fundamental para esse crescimento, evolução.  Ser estudante requer dedicação, responsabilidade e compromisso com o futuro. É também aprender a conviver com outras pessoas, aceitar regras, prazos, além de dar-lhes conhecimentos para a vida, como a leitura e a escrita, por exemplo.

Incentive o jovem brasileiro a estudar. Não deixe seu filho(a), afilhado(a), enfim, qualquer criança que conheça se ausentar da escola. A instituição de ensino é muito importante para o crescimento individual e coletivo do Brasil.

O Movimento pela Moradia parabeniza os estudantes de todo o país e apoia a educação de qualidade para todos os brasileiros!

 

Deixe uma resposta

Rolar para o topo