Home » Notícias » Como usar e aproveitar melhor o seu 13º salário?

Como usar e aproveitar melhor o seu 13º salário?

Final de ano chegando. Um 2016 muito difícil economicamente e, para muitos brasileiros, sinônimo de desemprego, falta de oportunidades em diversos campos.

Para quem não está trabalhando é hora de procurar trabalhos temporários e tentar correr atrás do prejuízo nesses últimos dias. Para quem está empregado é hora de aguardar, usar e aproveitar melhor o 13º salário para evitar más surpresas de fim de ano e – enfim – começar o novo ano de 2017 positivamente, no azul.

Pensando nisso, o Movimento pela Moradia traz algumas dicas para que isso seja possível. Veja como:

1) Quite ou diminua suas dívidas em atraso. Se você está inadimplente, esse recado é para você, então aproveite o 13º para eliminar ou pelo menos reduzir boa parte da dívida. Ainda que o dinheiro não seja suficiente para pagar totalmente seus débitos, você pode usá-lo para tentar conseguir alguns descontos e juros menores em uma renegociação com o seu credor, por exemplo. Então, usar o valor para sua tranquilidade é uma dica bem válida;

2) Faça uma reserva ou abra uma poupança para 2017. O início de ano vem marcado por despesas já conhecidas por nós, como IPTU, IPVA, material escolar e gastos de início de ano com as crianças, além de imposto de renda. Se você tem carro, filhos ou ainda tem Imposto de Renda (IR) a pagar após a declaração, considere reservar parte ou a totalidade do seu 13º para esses gastos, para não acabar tendo que se endividar quando eles chegarem. Claro, que se estiver tudo bem e você conseguir fazer essas reservas, vale ainda colocar esse valor em uma poupança para ficar ainda mais seguro(a);

3) Investir além de poupar: você também pode aplicar o 13º salário (ou o que sobrou dele). Analise as aplicações disponíveis no mercado, levando em consideração o período em que deseja usar o dinheiro e a finalidade, o tempo necessário para capitalizar (render) a importância desejada, a rentabilidade oferecida e o risco do investimento escolhido por você.

Investimentos também podem ajudar muito nas finanças pessoais, e podem ser preciosos para comprar um carro ou dar entrada em uma casa já em 2017 – não importa a quantia, economizar, poupar, e investir sempre acaba valendo a pena dependendo do que você pretende para o seu novo ano / para a sua vida e de sua família.

É claro que esse dinheiro do 13º salário pode e deve ser usado para presentes ao Natal e viagem de final de ano, mas pensando nesse ano tão diferente que está acabando vale a pena seguir pelo menos uma dessas dicas para que 2017 seja recebido da melhor maneira, não é mesmo?

Coloque as contas no papel, anote tudo na ponta do lápis, e faça tudo o que puder para que seu orçamento seja colocado em ordem.

Nada melhor que colocar a cabeça no travesseiro e descansar tranquilo(a), então: boa sorte e não desanime. O Movimento pela Moradia deseja muita prosperidade nessa nossa luta de cada dia!

Deixe uma resposta

Rolar para o topo