Home » Notícias » Economize Água

Economize Água

Economize Água 

Os últimos tempos que estamos vivendo servem para nos deixar em estado de alerta para o futuro próximo.  Está certo que todo dia no final da tarde tem caído aquelas poderosas chuvas que são o suficiente para causar transito, alagar tudo e atrasar todo mundo. O problema no entanto, está nos lugares onde essas chuvas tem caído.

Com as nuvens sendo formadas na própria região metropolitana, o acesso às áreas das represas se torna inviável. E é ai que começam os nossos reais problemas com a falta de água.

sistema cantareira agua

Não dá mais para contar com a esperança de que chova em cima das represas, por isso é importante fazer nossa parte para não ficarmos zerados. O sistema da Cantareira, que abastece 60% da população paulistana está operando à algumas semanas com o volume morto, ou seja, com o volume que não era contabilizado.  Se o nível da represa continuar a cair como vem caindo, o sistema vai secar completamente até a primeira semana de junho. Mas se diminuir ainda mais rápido, podemos ficar sem água até março.

reservatorioguarapiranga

reservatorioaltotiete

Confira algumas dicas de como reaproveitar a água em sua casa:

Começando pelo banho! 

Se no inverno é difícil sair da água quente e enfrentar o frio. O verão também tem o seu porém. Nesse calor a tendência é ficar mais um tempinho na água fria para se refrescar, sem contar que a vontade de entrar em baixo do chuveiro várias vezes durante o dia aumenta. Por isso é importante seguir a velha e nunca falha regra do banho. Ligue o chuveiro, se molhe e desligue na hora de ensaboar, ao ligar novamente não demore muito. Otimize seu tempo e economize até 70% da água na hora do banho.

Escovar os dentes 

É o mesmo esquema que o banho, rápido e não arranca pele de ninguém. Abra a torneira, molhe a escova e desligue enquanto estiver escovando e ao abrir, enxague rápido a escova e pronto. Mais 3 litros economizado.

Sanitário 

Com o vaso sanitário a preocupação é um pouco diferente. A primeira de todas é: Nunca jogue lixo, resíduos ou qualquer coisa dentro do vaso sanitário. Na hora de dar descarga aperte apenas uma vez e repare se há uma demora maior que o comum para eliminar os resíduos, caso houver, verifique se sua válvula não está com defeito.

Pias 

A preocupação com as torneiras já é figurinha carimbada ao falar de economia de água. Sempre certifique-se de que a torneira está bem fechada após o uso.  E ao lavar a louça, lembre-se da mesma regra do banho, enquanto estiver esfregando a louça, a torneira não precisa estar ligada.

Lavar Carro 

Uma boa forma de economizar água e também na conta é esperar um pouquinho mais para lavar o seu carro. Durante os dias que antecedem a lavagem do seu carro, procure poupar um pouco da água usada para lavar a louça ou do banho. Um balde de 10 litros é o suficiente para a lavagem.

No quintal 

Tanto nos quintais como nas calçadas use somente a boa e velha vassoura. Aproveite esse tempo em que tem algumas pancadas de chuva e aproveite para esfregar o quintal quando parar de chover.

Então vamos ficar ligados e prestar mais atenção no jeito que estamos cuidando e gastando nossa água. A sua economia ainda pode ser recompensada. A Sabesp, Companhia Estadual de Saneamento de São Paulo, instituiu um desconto de 30% na conta de água para quem reduzir 20% do consumo. Ou seja, você vai gastar menos do que antes e ainda vai receber um desconto por isso.  Mas caso faça o contrário, você pode acabar no prejuízo. O aumento no consumo de água agora será sujeito a multa. Quem gastar a cima da média no próximo mês terá que pagar 30% a mais na conta. Valendo a partir do mês de maio.

Economize água e economize na conta!

Deixe uma resposta

Rolar para o topo