Home » Notícias » Moradia e educação andam lado a lado na luta pelo progresso

Moradia e educação andam lado a lado na luta pelo progresso

No último domingo, 21, em torno de mil e duzentas (1.200) pessoas de diversas comunidades da zona leste de São Paulo compareceu na reunião mensal com líderes do Movimento pela Moradia em São Miguel Paulista (SP) que aconteceu pela manhã.

Padre Ticão e o líder Dalcides Neto pronunciaram-se sobre questões interligadas ao programa, sem deixar de falar de saúde e, principalmente, de educação, que norteou a maior parte das pautas do evento. A reunião tratou também, com antecipação, sobre os marcos e as comemorações de 31 anos do Movimento da Luta da Moradia da Zona Leste, a serem iniciadas no próximo mês de julho.

home blog

Dalcides Neto lembrou que presença e solidariedade são aspectos fundamentais de pontuação e que a automatização dos crachás tem sido fundamental para o bom andamento desse controle por parte dos participantes. “Através do site sabemos quem realmente participa de encontros como este, seja da região do Itaim Paulista, Penha, Itaquera, Itaquaquecetuba; estamos acompanhando de perto a presença de todas essas pessoas. Sem luta não há conquista, mas juntos é possível vencermos as dificuldades apresentadas. Precisamos dessa participação”, afirmou Neto.

Questões relacionadas às políticas públicas enfaticamente foram pontuadas por ambos e padre Ticão reforçou que os carros- chefe do Movimento são saúde e educação, além de moradia, e que a cultura simples de educação cotidiana – por exemplo, com ações relacionadas à nota fiscal – precisa ser colocada em prática em todos os momentos. “A gente tem que ter o hábito de pedir nota fiscal, pois o dinheiro das políticas públicas vem dos impostos. Precisamos colocar essa ação em prática para aumentarmos os recursos das moradias pretendidos”, explicou o padre. “A cultura brasileira pensa que o imposto é só de renda e não é verdade”, complementou conscientizando os presentes.

O líder Neto pontuou ainda que a educação está interligada à cultura e as moradias à qualidade de vida. “Queremos, precisamos e vamos entregar a cidadania completa para vocês e, por isso, estamos aqui hoje. Por isso, promovemos essas reuniões. O movimento é livre para vocês e temos que lutar juntos”, entusiasmou-se Dalcides Neto.

home 2

Por fim, o padre Ticão lembrou que perseverança tem que ser uma característica de todos os presentes para que a luta pelo progresso vire a realidade: a conquista da moradia. E puxou o coro “De Itaim a São Miguel, ninguém mais paga aluguel”.

Continue acompanhando mais informações sobre as assembleias.

 

2 comentários

  1. Parabéns reunião excelente …..

  2. waldir moura dos santos

    ATA REUNIÃO GERAL DA MORADIA NO DIA 23 DE AGOSTO DE 2015,DOMINGO ÁS 9H NA SEDE GALPÃO DO CDHU VILA CURUÇA G,RUA NACEJA 23 ZONA LESTE DE SÃO PAULO,COM A PRESENÇA DOS MOVIMENTOS E COMUNIDADES E COORDENADORES DA MORADIA DA PASTORAL DA MORADIA MST-LESTE II,FOI INFORMATIVA,E DELIBERATIVA,ONDE A ACRAB,QUILOMBO GUAIANASES,TEVE A PRESENÇA DE FAMÍLIAS SOLIDÁRIAS QUE NA COORDENAÇÃO DE WALDIR, ALGUMAS PESSOAS QUE ESTIVERAM PELA 1º VEZ NA REUNIÃO,FIZERAM CONFLITOS PREJUDICANDO A COMUNIDADE,JÁ QUE O ASSUNTO E CONFUSÃO A RESPEITO DO CRACHÁ FRENTE VERSO,E UM DOS COORDENADORES SR.JULIO,COBROU A MAIS POR 2 FAMÍLIAS,POR JA TER O ESPOSO O CRACHÁ E PARA ESPOSO IR NO SEU LUGAR TERIA QUE TER SUA FOTO NO OUTRO LADO DO CRACHÁ,E PARA ISTO FOI INFORMADO PELO SR.JULIO,QUE TERIA QUER CONTRIBUIR POR MAIS UM CRACHÁ,ASSUNTO ESTE PARA SER DISCUTIDO E FOI ASSUNTO NA REUNIÃO DA ACRAB DIA 16/08/2015 ÁS 15H EM GUAIANASES,
    ASSIM PELAS AMEAÇAS DA DIREÇÃO GERAL DO MOVIMENTO,ONDE O SR.NETO
    PADRE TICÃO,SR.EDVALDO,QUE FALOU DE CORTAR DUAS COMUNIDADES DO SETOR DE GUAIANASES,NÃO PROCEDE,PORQUE A COMUNIDADE VEM SE ESFORÇANDO PARA CUMPRIR OS CRITÉRIOS,E COM WALDIR,FAZEMOS VALER A LUTA POR TERRA E MORADIAS,VOLUNTÁRIAMENTE E POR O ERRO DE UM,NEM TODOS DEVE PAGAR,ASSIM EU WALDIR OUVIR,E TIVE 3 REUNIÕES NESTE DIA COM OS ENVOLVIDOS,PARA APURAR O ASSUNTO,E FICOU MARCADO DIA 28/08/2015 ÁS 18H,REUNIÃO DA ESCOLA DA CIDADANIA DA ZONA LESTE NO SETOR DA SUBPREFEITURA DE GUAIANASES,NA SEDE DA ACRAB-QUILOMBO GUAIANASES,COM O TEMA PLANO DE BARROS EM GUAIANASES,E PLANO DE METAS,INFORMES,E NO DIA 29/08/2015,ÁS 9H REUNIÃO NA INAUGURAÇÃO DA UNIFESP-ZONA LESTE,AVENIDA JACÚ PESSEGO,ITAQUERA,E DIA 30/08/2015 ÁS 15H REUNIÃO NA COMUNIDADE ACRAB,AVENIDA NORDESTINA Nº 6969 LAJEADO,PARA RESOLVER OS DESENTENDIMENTOS DAS FAMÍLIAS,DESENFORMADAS,QUANTO AO CRACHÁ E OS CRITERIOS DE SOLIDÁRIOS,PARA QUE NO DIA 01/09/2015 ÁS 19H ESTEJAM NA REUNIÃO GERAL DE COORDENADORES,NO SALÃO DA IGREJA DE SÃO MIGUEL,PRAÇA PADRE ALEIXO,PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA,
    SENDO QUE O SR.JULIO,NÃO SATISFEITO,COM AS DENÚNCIAS CONTRA SUUA PESSOA E TITULAR NA ACRAB,DISSE QUE NÃO VAI MAIS SER TESOUREIRO,E QUE VAI CONTINUAR ACOMPANHANDO AS REUNIÕES NA COMUNIDADE,ATE A DIVISÃO DE VAGAS,JA QUE ELE,FOI ATUANTE COM SUA ESPOSA,NA LUTA PARA MANTER A ACRAB- ORGANIZADA NO MOVIMENTO,E NÃO IRA SE SUJAR,COM R$ 10,00 REAIS,JA QUE O MESMO DIZ QUE AS PESSOAS QUEREM QUEIMA-LO,POR INVEJA DE SEUS STATUS,E PEDE RESPEITO,E QUE AS PESSOAS QUE FIZERAM AS FOFOCAS,SÃO NOVAS E MUITOS NEM CONTRIBUIRAM PARA A COMUNIDADE E NUNCA FORAM NO MUTIRÃO E REUNIÕES,NEM MESMO FIZERAM SOLIDARIEDADE,E FORAM ACOLHIDOS PELO NETO E PADRE TICÃO,QUE SEM SABER AO CERTO O QUE ACONTECE,AMEAÇARAM E DISCRIMINAM A COMUNIDADE ACRAB-QUILOMBO GUAIANASES,DIZENDO QUE VAI EXCLUIR A COMUNIDADE,NESTA ASSUNTO DIZ QUE TODOS TEM QUE SER OUVIDOS,ANTES DO ALARDE PÚBLICO CONTRA A COMUNIDADE,E QUE O NETO NUNCA FOI NUMA REUNIÃO NA ACRAB-OU AJUDAR NAS DIFICULDADES NA COMUNIDADE QUE TEM VÁRIOS PROBLEMAS,MAS É VOLUNTÁRIA NA MISSÃO DE AJUDAR AS FAMÍLIAS SEM TERRA DE GUAIANASES ZONA LESTE,SENDO ASSIM CONVIDA A TODOS OS QUE SE INSCREVERAM PELA INTERNET,NA ACRAB,QUE NUNCA VIERAM EM REUNIÕES NA COMUNIDADE,PARA VIR,RESOLVER SUAS PENDÊNCIAS,E TIRAR OU PAGAR O CRACHÁ,PORQUE ESTAMOS CORRETOS E EM DIA CO OS CRITÉRIOS,SE4M MAIS,AGUARDAMOS ATODOS E TAMBÉM O NETO E TICÃO QUE VENHA VISITAR NOSSA COMUNIDADE DIA 30/08/2015 AS 15H.

Deixe uma resposta

Rolar para o topo