Home » Notícias » Câncer de mama: Previna-se

Câncer de mama: Previna-se

Outubro Rosa contra o câncer de mama

Evento mundial, o Outubro Rosa chegou e é hora de dar a atenção necessária que o caso merece. Popular no mundo todo, o nome remete ao laço cor de rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama.

O movimente teve sua origem nos Estados Unidos, onde vários estados tinham campanhas isoladas de prevenção à doença no mês de Outubro. A partir de uma campanha do governo se tornou nacional.

Idealizado pela fundação Susan G. Komen for the Cure, eles criaram o símbolo (laço rosa) onde foi distribuído na primeira corrida pela cura, na cidade de Nova York em 1990, que passou a ser realizada uma vês por ano.

Com o sucesso nos Estados Unidos, logo a ação ganhou o mundo todo. Com a simples tarefa de lembrar a todos que a realização de exames preventivos é extremamente importante na hora de combater o câncer de mama. Se descoberto logo no início, as chances de cura e de ter uma vida saudável após o tratamento é muito grande.

outubro rosa câncer de mama

Agora o mundo todo conhece essa iniciativa e reconhece sua importância, todas as cidades decoram as ruas com os laços e iluminam pontos turísticos de rosa. Aqui no Brasil, a primeira vez que tivemos um local com iluminação em prol do Outubro Rosa, foi o Obelisco do Ibirapuera e em 2009 também teve o maior símbolo do nosso país, o Cristo Redentor.

Então procure o hospital mais próximo de você e agende uma mamografia, é importante realizar pelo menos uma vez ao ano.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o exame de forma gratuita para as mulheres de todas as idades.  Para quem esta na faixa dos 50 aos 69 anos de idade tem prioridade na realização.

Outubro Rosa, participe da luta contra o câncer de mama!

Deixe uma resposta

Rolar para o topo