Home » Notícias » Outubro Rosa: a prevenção é a atitude mais próxima da cura

Outubro Rosa: a prevenção é a atitude mais próxima da cura

Você já fez o autoexame hoje? Já incentivou alguma mulher a realizar? Sabe da importância dessa atitude não só durante o Outubro Rosa? Então, atenção ao conteúdo que o Movimento pela Moradia compartilha sobre o assunto.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo; o autoexame ajuda na prevenção e no diagnóstico precoce da doença e é a atitude mais próxima da cura.

Para promover a conscientização sobre o câncer de mama, proporcionar e divulgar mais informações sobre o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e também contribuir para a redução da mortalidade das mulheres, foi criado na década de 1990 o movimento – mundialmente conhecido – Outubro Rosa. A campanha, com um laço rosa, representa a luta das mulheres conta o câncer de mama.

No Brasil, por meio da dificuldade de acesso aos exames de mamografia, seja pelas grandes filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), que oferta o exame de forma gratuita, ou pela falta de acesso ao equipamento em muitas cidades do país, uma importante forma de prevenção do câncer de mama é o autoexame.

Atitude simples e que pode ser feita em casa por toda mulher, essa ação do autoexame deve ser realizada pelo menos uma vez ao mês e consiste em três passos simples: observação em frente ao espelho, palpação da mama em pé e a repetição da palpação deitada.

Além disso, existem hábitos que podem diminuir a probabilidade de desenvolver a doença. E as notícias são boas: são práticas comuns que, além de evitar o câncer, ajudam a manter uma vida saudável em qualquer idade. Veja algumas dicas também preventivas:

1)      Mantenha uma alimentação balanceada, rica em fibras (encontradas em alimentos como cereais integrais, frutas e vegetais);

2)      Pratique exercícios físicos regularmente;

3)      Mantenha seu peso controlado de acordo com seu corpo e com sua idade;

4)      Reduza a ingestão de bebidas alcoólicas.

Outro ponto relacionado ao câncer de mama é que existe muito debate em relação à idade em que a mulher deve começar a fazer a mamografia. A Sociedade Brasileira de Mastologia indica que o exame seja feito a partir dos 40 anos, a cada um ou dois anos. Mas, o autoexame deve ser feito em qualquer idade, por qualquer faixa etária de toda mulher!

Por fim, não deixe de lado o exame periódico com o ginecologista e acompanhe sempre seu histórico familiar! Toda forma de prevenção é válida, sempre na luta pela vida.

O Movimento pela Moradia apoia e divulga essa causa.

#OutubroRosa, a prevenção é a atitude mais próxima da cura!

Deixe uma resposta

Rolar para o topo