Home » Notícias » Outubro Rosa alerta sobre a importância do autoexame da mama

Outubro Rosa alerta sobre a importância do autoexame da mama

Conhecido como o tipo de câncer que mais mata as mulheres no Brasil e no mundo, o câncer de mama tem quase 100% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. E você sabia que em torno de 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao realizar o autoexame? Ou seja, mais do que fazer a mamografia é muito importante realizar o autoexame frequentemente.

Para o melhor e mais completo diagnóstico, todas as mulheres com mais de 40 anos devem realizar anualmente a mamografia, exame que detecta lesões não palpáveis e de maneira mais precoce na existência de casos na família.

Esse tipo de câncer atinge principalmente mulheres que estão na menopausa, idade entre 45 e 55 anos, entretanto há casos de aparecimento de nódulos benignos em faixas etárias mais baixas que precisarão de cuidados, acompanhamento e até tratamento – além de casos malignos em diversas idades que requerem total atenção.

Com a chegada de outubro, a campanha também é estampada e exalta e alerta à prevenção ao câncer de mama. Popularmente conhecido como “Outubro Rosa”, este mês lembra às mulheres a importância do diagnóstico precoce que o Movimento pela Moradia enaltece neste post.

.Apesar de todo o avanço tecnológico na medicina, a maneira mais eficiente de encontrar nódulos nos seios continua sendo o autoexame: técnica rápida e caseira. Você sabe como realizar? Veja na ilustração abaixo:

autoexame

Fonte: Ilustração retirada do site Conexão Convívio

 

podem ser as causas do câncer de mama: histórico familiar, menopausa tardia, reposição hormonal, consumo de álcool e/ou obesidade. Não há prevenção 100% infalível, porém quanto mais cedo o diagnóstico, maior é a chance de total cura.

Por isso, o Movimento pela Moradia reforça – não só neste Outubro Rosa – para todas as mulheres de qualquer idade: façam o autoexame e, se já estiverem na idade recomendada e com instruções médicas realizem a mamografia.

Seja consciente, espalhe esta ideia, dissemine prevenção e cuide.

Somos e sempre vamos ser a favor da saúde, em prol da vida!

 

Deixe uma resposta

Rolar para o topo