A MORADIA É A ROUPA DA FAMÍLIA
Dalcides Neto
A jornada de uma vida pelo Social
Uma História em Movimento
Do Espírito Santo em 57, até a Zona Leste de São Paulo em 77, o nascido Dalcides Batista da Silva Neto, mas conhecido simplesmente por Neto, do Movimento pela Moradia Leste II, firma sua jornada como a figura de proa de todo um movimento em prol da militância por mais justiça social e moradia digna para todos.
Momentos importantes na vida e Luta de
Dalcides Neto pelo Movimento
Diretas Já lança sementes
Em 16 de abril de 1984, aconteceu o histórico comício do Movimento Diretas Já,
com mais de 1 milhão e 500 mil pessoas no Vale do Anhangabaú. Foi o início da
redemocratização do país, quando a população retomou as rédeas do seu destino.
Moradia Popular em Movimento
Pouco tempo depois em 08 de Maio de 1984, juntamente com o Padre Ticão, Dalcides Neto início ao Movimento pela Moradia Leste II.
1988 um divisor de águas
O amor, que começou dentro da militância
por mais justiça social e moradia digna para todos, se transformou em casamento: Vera Lúcia Marcelino Batista disse “sim”!
Em Brasília pela Habitação Popular
Também em 1988, ajudou a organizar a primeira caravana a Brasília para dialogar com José Sarney, Presidente da República
na época, e outras autoridades sobre as
desigualdades sociais e os problemas relacionados à moradia popular.
A nação mudou!
No dia 5 de outubro de 1988, foi promulgada a nova Constituição Federal que ampliou os direitos democráticos da população e o ano fecha com chave de ouro, com seu irmão Valfredo Ferreira da Silva eleito com 12.266 votos para representar a Zona Leste na Câmara Municipal de São Paulo e trabalhando junto com a prefeita Luiza Erundina.
A vontade popular fala mais alto
Participou de 29 caravanas populares a Brasília, onde a de 1991 teve uma importância fundamental na vida de muitos brasileiros. Foi entregue ao Congresso Nacional, mais de um milhão de assinaturas, incluindo a do então deputado federal Luiz Inácio Lula da Silva, para o Projeto de Lei 2.710/92 que criou o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social.
Direito à moradia vira lei
Somente em 2005, com a sanção presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva, criou-se o Sistema Nacional
de Habitação de Interesse Social (SNHIS) e o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).
36 mil sonhos realizados
Com a força do Movimento pela Moradia Leste II, ajudou a reduzir o déficit habitacional na cidade, entregando 36 mil moradias populares para 175 mil moradores de São Miguel Paulista, Guaianases, Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Vila Matilde, São Mateus, Cangaíba, Cidade A. E. Carvalho, Jacuí, Itaquera e Lajeado, entre outros bairros da Zona Leste.
A Luta continua, nunca para!
A experiência, a capacidade de diálogo e o comprometimento de Dalcides Neto, a memória de Padre Ticão e a união dos movimentos sociais durante 25 anos em benefício da moradia popular em toda Zona Leste de São Paulo, seguem construindo os sonhos de casa própria para milhares de famílias.