Outubro Rosa: a prevenção é a atitude mais próxima da cura

Você já fez o autoexame hoje? Já incentivou alguma mulher a realizar? Sabe da importância dessa atitude não só durante o Outubro Rosa? Então, atenção ao conteúdo que o Movimento pela Moradia compartilha sobre o assunto.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo; o autoexame ajuda na prevenção e no diagnóstico precoce da doença e é a atitude mais próxima da cura.

Para promover a conscientização sobre o câncer de mama, proporcionar e divulgar mais informações sobre o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e também contribuir para a redução da mortalidade das mulheres, foi criado na década de 1990 o movimento – mundialmente conhecido – Outubro Rosa. A campanha, com um laço rosa, representa a luta das mulheres conta o câncer de mama.

No Brasil, por meio da dificuldade de acesso aos exames de mamografia, seja pelas grandes filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), que oferta o exame de forma gratuita, ou pela falta de acesso ao equipamento em muitas cidades do país, uma importante forma de prevenção do câncer de mama é o autoexame.

Atitude simples e que pode ser feita em casa por toda mulher, essa ação do autoexame deve ser realizada pelo menos uma vez ao mês e consiste em três passos simples: observação em frente ao espelho, palpação da mama em pé e a repetição da palpação deitada.

Além disso, existem hábitos que podem diminuir a probabilidade de desenvolver a doença. E as notícias são boas: são práticas comuns que, além de evitar o câncer, ajudam a manter uma vida saudável em qualquer idade. Veja algumas dicas também preventivas:

1)      Mantenha uma alimentação balanceada, rica em fibras (encontradas em alimentos como cereais integrais, frutas e vegetais);

2)      Pratique exercícios físicos regularmente;

3)      Mantenha seu peso controlado de acordo com seu corpo e com sua idade;

4)      Reduza a ingestão de bebidas alcoólicas.

Outro ponto relacionado ao câncer de mama é que existe muito debate em relação à idade em que a mulher deve começar a fazer a mamografia. A Sociedade Brasileira de Mastologia indica que o exame seja feito a partir dos 40 anos, a cada um ou dois anos. Mas, o autoexame deve ser feito em qualquer idade, por qualquer faixa etária de toda mulher!

Por fim, não deixe de lado o exame periódico com o ginecologista e acompanhe sempre seu histórico familiar! Toda forma de prevenção é válida, sempre na luta pela vida.

O Movimento pela Moradia apoia e divulga essa causa.

#OutubroRosa, a prevenção é a atitude mais próxima da cura!

Mais Artigos

Movimento junto com Ministério

O presidente do Movimento pela Moradia Zona Leste II, Dalcides Neto, esteve em Brasília com o Ministro das Cidades – Jader Filho, que recebeu tanto

Aniversário do Movimento

Hoje é um dia muito especial para o Movimento, completamos 39 anos de lutas e conquistas. Foram muitas as vitórias, dias difíceis , dias de

Assinatura do Santa Genoveva

Dalcides Neto, presidente da Associação Movimento pela Moradia Zona Leste II, esteve com Marcelo Branco, secretário de Habitação do Governo do Estado de São Paulo

Comunicado Covid-19

Em razão da crescente disseminação do Coronavírus no Brasil e o posicionamento das autoridades da saúde, visando proteger a comunidade , os funcionários e suas

plugins premium WordPress