Você sabia que o câncer de mama é o mais comum entre mulheres em todo o mundo? Normalmente, a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem – que muitas mulheres acabam não fazendo por não darem a devida importância ao assunto.
Pensando nesse importante tema à saúde da mulher nasceu o “Outubro Rosa”, que é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.
O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990. Esses laços rosas popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam pela causa.
De acordo com o portal Brasil Escola, além do laço rosa, muitas cidades passaram a iluminar os seus monumentos públicos com luz rosa para dar maior destaque ao mês de luta contra a doença. No Brasil, o ato vem ganhando cada vez mais espaço e força para que várias capitais e cidades menores pelo país conscientizem suas populações, sobretudo, femininas.
E como se prevenir?
O exame mamográfico é o principal exame realizado para diagnóstico e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade anualmente. Já o autoexame das mamas é recomendado para todas as idades, frequentemente.
Nódulos pequenos podem não ser sentidos em todos os casos, mas é importante lembrar que esse autoexame, junto a exames periódicos, pode salvar vidas.
Portanto, o Movimento pela Moradia incentiva o cuidado da mulher – não só durante o mês de outubro – mas, sugere o incentivo aos exames, de forma que a prevenção seja o melhor remédio para qualquer sinal de problema.
Que seu outubro, e de todas as mulheres, seja repleto de rosas e boas notícias!