Papa pede «santificação» de bispos e padres

O Papa Francisco pediu hoje no Vaticano as orações de todos os católicos pela “santificação” de bispos e padres, para que estes reforcem a sua vida espiritual e evitem a “mediocridade”.

“O bispo que não reza, que não ouve e escuta a Palavra de Deus, que não celebra todos os dias, que não se confessa regularmente – o mesmo para o sacerdote que não faz isto – acaba por perder a união com Jesus e caem numa mediocridade que não faz bem à Igreja”, declarou, numa catequese dedicada ao Sacramento da Ordem.

audiencia_papafrancisco_26032014

Perante dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, para a audiência pública semanal, o Papa pediu em particular as orações dos fiéis pelos sacerdotes “que atravessam dificuldades”.

Francisco convidou os jovens a aceitar o chamado ao sacerdócio, para uma vida a serviço da Igreja.

“Como se deve fazer para ser padre? Onde se vendem os bilhetes de entrada? Não se vendem, é algo em que o Senhor toma a iniciativa, chama, chama cada um dos que quer que se tornem sacerdotes”, disse.

“Talvez haja alguns jovens aqui que tenham sentido este chamado no seu coração, a vontade de tornar-se sacerdote, a vontade de servir os outros nas coisas que vêm de Deus, a vontade de passar toda a vida ao serviço, para catequizar, batizar, perdoar, celebrar a Eucaristia, curar os doentes, toda a vida assim. Se alguém sentiu isto no coração, foi Jesus que o pôs aí”, prosseguiu.

A catequese sublinhou que a vocação ao sacerdócio e ao matrimónio são “dois grandes caminhos através dos quais o cristão pode fazer da sua própria vida um dom de amor”.

O Papa frisou que os ministros “escolhidos e consagrados” pelo Sacramento da Ordem devem prolongar “a presença e a ação do único verdadeiro mestre e pastor, que é Cristo”.

“Um bispo que não esteja ao serviço da comunidade, não faz bem; um sacerdote, um padre que não esteja ao serviço da sua comunidade não faz bem, está errado”, advertiu.

Francisco pediu que os padres tenham um “amor apaixonado pela Igreja” e evitem a “tentação” de considerar a comunidade como “propriedade sua, mas do Senhor”.

“Quando não se alimenta o ministério ordenado com a oração, a escuta da Palavra, a celebração quotidiana da Eucaristia e a recessão frequente do Sacramento da Penitência, acaba por se perder o sentido autêntico do próprio serviço e a alegria que deriva de uma profunda comunhão com o Senhor”, referiu.

A audiência concluiu-se já debaixo de chuva, com o Papa elogiando a “coragem” dos que se mantiveram na Praça de São Pedro até ao fim.

“Obrigado pela vossa presença e sobretudo pelas vossas orações! A todos saúdo, especialmente ao grupo de Brasília, encorajando-vos a apostar em ideais grandes de serviço, que engrandecem o coração e tornam fecundos os vossos talentos”, disse aos peregrinos de língua portuguesa presentes no Vaticano.

Fonte:Ecclesia

Mais Artigos

Movimento junto com Ministério

O presidente do Movimento pela Moradia Zona Leste II, Dalcides Neto, esteve em Brasília com o Ministro das Cidades – Jader Filho, que recebeu tanto

Aniversário do Movimento

Hoje é um dia muito especial para o Movimento, completamos 39 anos de lutas e conquistas. Foram muitas as vitórias, dias difíceis , dias de

Assinatura do Santa Genoveva

Dalcides Neto, presidente da Associação Movimento pela Moradia Zona Leste II, esteve com Marcelo Branco, secretário de Habitação do Governo do Estado de São Paulo

Comunicado Covid-19

Em razão da crescente disseminação do Coronavírus no Brasil e o posicionamento das autoridades da saúde, visando proteger a comunidade , os funcionários e suas

plugins premium WordPress