Outubro Rosa alerta sobre a importância do autoexame da mama

Conhecido como o tipo de câncer que mais mata as mulheres no Brasil e no mundo, o câncer de mama tem quase 100% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. E você sabia que em torno de 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao realizar o autoexame? Ou seja, mais do que fazer a mamografia é muito importante realizar o autoexame frequentemente.

Para o melhor e mais completo diagnóstico, todas as mulheres com mais de 40 anos devem realizar anualmente a mamografia, exame que detecta lesões não palpáveis e de maneira mais precoce na existência de casos na família.

Esse tipo de câncer atinge principalmente mulheres que estão na menopausa, idade entre 45 e 55 anos, entretanto há casos de aparecimento de nódulos benignos em faixas etárias mais baixas que precisarão de cuidados, acompanhamento e até tratamento – além de casos malignos em diversas idades que requerem total atenção.

Com a chegada de outubro, a campanha também é estampada e exalta e alerta à prevenção ao câncer de mama. Popularmente conhecido como “Outubro Rosa”, este mês lembra às mulheres a importância do diagnóstico precoce que o Movimento pela Moradia enaltece neste post.

.Apesar de todo o avanço tecnológico na medicina, a maneira mais eficiente de encontrar nódulos nos seios continua sendo o autoexame: técnica rápida e caseira. Você sabe como realizar? Veja na ilustração abaixo:

autoexame

Fonte: Ilustração retirada do site Conexão Convívio

 

podem ser as causas do câncer de mama: histórico familiar, menopausa tardia, reposição hormonal, consumo de álcool e/ou obesidade. Não há prevenção 100% infalível, porém quanto mais cedo o diagnóstico, maior é a chance de total cura.

Por isso, o Movimento pela Moradia reforça – não só neste Outubro Rosa – para todas as mulheres de qualquer idade: façam o autoexame e, se já estiverem na idade recomendada e com instruções médicas realizem a mamografia.

Seja consciente, espalhe esta ideia, dissemine prevenção e cuide.

Somos e sempre vamos ser a favor da saúde, em prol da vida!

 

Mais Artigos

Movimento junto com Ministério

O presidente do Movimento pela Moradia Zona Leste II, Dalcides Neto, esteve em Brasília com o Ministro das Cidades – Jader Filho, que recebeu tanto

Aniversário do Movimento

Hoje é um dia muito especial para o Movimento, completamos 39 anos de lutas e conquistas. Foram muitas as vitórias, dias difíceis , dias de

Assinatura do Santa Genoveva

Dalcides Neto, presidente da Associação Movimento pela Moradia Zona Leste II, esteve com Marcelo Branco, secretário de Habitação do Governo do Estado de São Paulo

Comunicado Covid-19

Em razão da crescente disseminação do Coronavírus no Brasil e o posicionamento das autoridades da saúde, visando proteger a comunidade , os funcionários e suas

plugins premium WordPress