Os trabalhadores que ainda não sacaram seu abono do PIS/Pasep de 2015 – referente ao valor de um salário mínimo – vão poder retirar seu dinheiro até o dia 31 de agosto, segundo o Ministério do Trabalho.
O primeiro prazo dado tinha terminado no final de junho, mas o governo decidiu abrir um novo período para o saque, entre os dias 28 de julho e 31 de agosto deste ano.
Segundo o Ministério do Trabalho, cerca de 1,2 milhão de pessoas ainda não foram buscar o abono. Com os dias a mais, o governo espera que ao menos 300 mil trabalhadores consigam realizar o saque, somando R$ 264 milhões no total. Foram pagos mais de R$ 18 bilhões a 22,27 milhões de trabalhadores até agora.
Quer saber se você tem direito?
O benefício é pago aos trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos por mês em 2014. Além disso, também é preciso estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter trabalhado por pelo menos 30 dias em 2014. Por fim, o patrão tem que ter informado os dados do trabalhador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho.
O que acontece com o dinheiro (um salário mínimo) não recebido?
Os valores que não são sacados até o final do prazo vão para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), um fundo vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego e responsável pelo pagamento do seguro-desemprego, por exemplo.
Onde você pode sacar o dinheiro
O PIS (Programa de Integração Social) é para trabalhadores de empresas privadas e deve ser sacado na Caixa, enquanto o Pasep (Patrimônio do Servidor Público) é para servidores públicos, e deve ser sacado no Banco do Brasil.
Ainda tem dúvidas?
Segundo o Ministério do Trabalho, é possível saber se você tem direito ao abono pelos telefones 158, 0800-7260207 (Caixa) e 0800-7290001 (Banco do Brasil), ou nas agências bancárias.
Atenção: o abono de 2016 começa a ser pago neste mês
Também começa a ser pago o próximo abono salarial neste mês de agosto. Os primeiros a receber são os nascidos em julho (no caso de trabalhadores de empresas privadas) e os servidores públicos com final de inscrição 0 no Pasep. Novamente, nem todos os trabalhadores vão receber o dinheiro em 2016. Quem nasceu de julho a dezembro recebe o benefício neste ano; os nascidos entre janeiro a junho receberão no começo do ano que vem. Pra enfatizar:
Para ter direito ao abono salarial de 2016 (ano-base 2015), o trabalhador também precisa:
– estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
– ter recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2015;
– ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2015;
– ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais.
O Movimento pela Moradia acredita e sempre vai apoiar os trabalhadores!
Não deixe para a última hora e aproveite, dentro da lei e do prazo, seus direitos e benefícios!
Com informações do UOl , Exame.com e G1.