Atenção aos prazos e requisitos para receber o abono PIS/Pasep

Os trabalhadores que ainda não sacaram seu abono do PIS/Pasep de 2015 – referente ao valor de um salário mínimo – vão poder retirar seu dinheiro até o dia 31 de agosto, segundo o Ministério do Trabalho.

O primeiro prazo dado tinha terminado no final de junho, mas o governo decidiu abrir um novo período para o saque, entre os dias 28 de julho e 31 de agosto deste ano.

Segundo o Ministério do Trabalho, cerca de 1,2 milhão de pessoas ainda não foram buscar o abono. Com os dias a mais, o governo espera que ao menos 300 mil trabalhadores consigam realizar o saque, somando R$ 264 milhões no total. Foram pagos mais de R$ 18 bilhões a 22,27 milhões de trabalhadores até agora.

Quer saber se você tem direito?

O benefício é pago aos trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos por mês em 2014. Além disso, também é preciso estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter trabalhado por pelo menos 30 dias em 2014. Por fim, o patrão tem que ter informado os dados do trabalhador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho.

O que acontece com o dinheiro (um salário mínimo) não recebido?

Os valores que não são sacados até o final do prazo vão para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), um fundo vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego e responsável pelo pagamento do seguro-desemprego, por exemplo.

Onde você pode sacar o dinheiro

O PIS (Programa de Integração Social) é para trabalhadores de empresas privadas e deve ser sacado na Caixa, enquanto o Pasep (Patrimônio do Servidor Público) é para servidores públicos, e deve ser sacado no Banco do Brasil.

Ainda tem dúvidas?

Segundo o Ministério do Trabalho, é possível saber se você tem direito ao abono pelos telefones 158, 0800-7260207 (Caixa) e 0800-7290001 (Banco do Brasil), ou nas agências bancárias.

Atenção: o abono de 2016 começa a ser pago neste mês

Também começa a ser pago o próximo abono salarial neste mês de agosto. Os primeiros a receber são os nascidos em julho (no caso de trabalhadores de empresas privadas) e os servidores públicos com final de inscrição 0 no Pasep. Novamente, nem todos os trabalhadores vão receber o dinheiro em 2016. Quem nasceu de julho a dezembro recebe o benefício neste ano; os nascidos entre janeiro a junho receberão no começo do ano que vem. Pra enfatizar:

Para ter direito ao abono salarial de 2016 (ano-base 2015), o trabalhador também precisa:
– estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
– ter recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2015;
– ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2015;
– ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais.

O Movimento pela Moradia acredita e sempre vai apoiar os trabalhadores!

Não deixe para a última hora e aproveite, dentro da lei e do prazo, seus direitos e benefícios!

Com informações do UOl , Exame.com e G1.

Mais Artigos

Movimento junto com Ministério

O presidente do Movimento pela Moradia Zona Leste II, Dalcides Neto, esteve em Brasília com o Ministro das Cidades – Jader Filho, que recebeu tanto

Aniversário do Movimento

Hoje é um dia muito especial para o Movimento, completamos 39 anos de lutas e conquistas. Foram muitas as vitórias, dias difíceis , dias de

Assinatura do Santa Genoveva

Dalcides Neto, presidente da Associação Movimento pela Moradia Zona Leste II, esteve com Marcelo Branco, secretário de Habitação do Governo do Estado de São Paulo

Comunicado Covid-19

Em razão da crescente disseminação do Coronavírus no Brasil e o posicionamento das autoridades da saúde, visando proteger a comunidade , os funcionários e suas

plugins premium WordPress