Home » Notícias » Não ao desperdicíco de alimento

Não ao desperdicíco de alimento

Combate ao desperdício de alimento

Na quinta feira passada, 16 de outubro, foi o dia mundial da alimentação. Que leva a mensagem de reflexão contra o desperdício de comida.

Anualmente é desperdiçado uma enorme quantia de comida, mais ou menos 1,3 bilhão de toneladas, o equivalente à 33% de tudo o que é produzido no planeta.

A partir desses dados, foi elaborado um relatório por especialistas apoiados pela ONU, Desperdício e perda de alimentos no contexto de sistemas alimentares sustentáveis. O estudo aponta que o desperdício está em toda a cadeia produtiva. O erro começa bem antes do alimento chegar em nossas casas. Desde a sua colheita, se for feita com uma certa falta de cuidado muitos dos alimentos acabam sendo descartados, logo em seguida durante o transporte da mercadoria, onde muitas vezes ela é armazenada de forma incorreta com relação a temperatura e umidade.

Ai então temos o contato direto com o que restou de bom desde a colheita. E mesmo quando chegar a nós consumidores, acontece mais uma etapa de desperdício, seja em restaurantes quando consumimos mais do que deveríamos ou então em supermercados quando não há um planejamento prévio das compras e assim levamos mais do que o necessário para casa.

alimento

Impactando o sistema econômico, por gerar perdas financeiras e reduzir o retorno sobre o investimento, uma vez que não é 100% da mercadoria que chega para o consumidor final. No sistema social, o desperdício afeta o desenvolvimento e o progresso sendo potencialmente problemático para o meio ambiente, já que gera um número maior de lixo, porque além de termos um problema com o espaço, ele gera emissões de metano, gás do efeito estufa.

Segundo o estudo, investir em tecnologia para as formas de colheita e melhorias no transporte e armazenamento dos alimentos é um bom começo na luta contra o desperdício. Juntamente com as empresas alimentícias que devem melhorar os rótulos com as informações a respeito da validade dos produtos e assim, começar uma mudança de hábitos de todos os consumidores para fazer com que seus alimentos durem mais.

Aqui no Brasil existe uma campanha que ajuda a não desperdiçar a comida em restaurantes, chama-se, Satisfeito, com isso, os restaurantes participantes dão a opção do prato vir normal ou então com 1/3 a menos, mas pelo mesmo preço. Com o que o restaurante economiza em alimento, é revertido em dinheiro para organizações que trabalham pela segurança alimentar de crianças.

Para saber mais sobre o Satisfeito acesse www.satisfeito.com

E lembre-se de tudo isso na sua próxima compra ou ida a um restaurante, o mínimo que você faz já ajuda muito.

Deixe uma resposta

Rolar para o topo