Home » Notícias » Enem 2015

Enem 2015

Enem2015_Blog

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 está chegando e será realizado nos próximos dias 24 e 25, sábado e domingo, em todo o país. Nessa contagem regressiva para esse exame, importante para o pontapé inicial nas carreiras dos participantes, a maioria dos estudantes ficam ansiosos para o momento do exame. Não é para menos, afinal eles precisam lembrar uma grande quantidade de conteúdos, além de estarem atentos aos horários de prova e aos objetos que deverão levar nos dias de prova – sem contar nos itens que não são permitidos.

O Movimento pela Moradia acredita nos jovens como motores primordiais da educação e apoia a participação de alunos de todo o Brasil ao Enem, por isso, elenca algumas dicas importantes para os dias de prova.

A primeira recomendação aos estudantes é que não deixem de colocar o sono em dia, pois mente e corpos descansados aumentam a capacidade de concentração e de organização das ideias para a realização das provas.

Outra dica é que se alimentem e hidratem-se da melhor maneira, já que a primavera brasileira está com temperaturas elevadas. Além disso, o equilíbrio entre as últimas refeições ao teste também deve ser levado em consideração para evitar qualquer mal estar relacionado.

Um ponto essencial é ter certeza da localização e horário do local do exame. Muitos estudantes não verificam com alguma antecedência e acabam tendo imprevistos na hora. Portanto, atenção, e chegue com antecedência; o Enem não tolera atrasos e os portões das escolas fecham – impreterivelmente – às 13h do horário de Brasília.

Não esqueça também de levar um documento oficial com foto, que é obrigatório, tais como: RG, carteira de trabalho, passaporte, carteira de habilitação. Não precisam ser todos, apenas um – desde que tenha uma foto sua, pois não serão aceitos, por exemplo, certidão de nascimento ou titulo eleitoral.

Para escrever e assinalar: não esqueça (em hipótese alguma) da caneta preta em material transparente – lápis e borracha não são permitidos. Outro item proibido: calculadora!

Para não bater aquela fome ou sede durante a prova: os estudantes podem e devem levar uma garrafa de água e itens, como: barra de cereal, fruta e alguma outra comida para se alimentar rapidamente enquanto realiza a avaliação.

Vale lembrar ainda que bolsas e mochilas podem ser revistadas e colocadas na parte da frente de cada sala de aula, devido às normas. Por isso, atenção ao que é permitido levar. Cada participante receberá um porta-objetos com lacre para guardar aparelhos e outros materiais como, por exemplo, smartphones ou tablets.

O Enem 2015 não autoriza ainda: o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, como: boné, chapéu, viseira e gorro durante as provas.

 

Deixe uma resposta

Rolar para o topo