Home » Notícias » Passe Livre aos Estudantes

Passe Livre aos Estudantes

Passe Livre

Desde segunda-feira, dia 2, começou a funcionar uma das principais novidades do transporte público deste ano: o passe livre para estudantes, que vai atender àqueles que utilizam os ônibus municipais em São Paulo.

O direito ao transporte gratuito é válido para alunos do Ensino Fundamental ao Médio da rede pública, mas também abrange estudantes de universidades públicas com renda de até R$ 1.182 por familiar e os de universidades privadas que são beneficiados pelo Prouni, Fies, Bolsa Universidade ou por cotas sociais.

Para conseguir o bilhete que dá acesso ao passe livre, o estudante precisa já estar com o cartão em mãos e pagar o boleto com a taxa anual de R$ 24,50, que valida o Bilhete Único Estudante.

Alunos do Ensino Superior também precisam preencher um formulário de auto declaração de renda, disponível no site da SPTrans.

Assim que o estudante estiver com toda a sua situação regularizada, ou seja, com o cadastro e o pagamento do boleto anual já efetuados, as cotas gratuitas ficam disponíveis logo no dia seguinte ao preenchimento do formulário. Se o pagamento ainda tão tiver sido realizado,  a liberação do crédito demora em torno de três dias úteis.

Passe Livre

Passe Livre

O cadastro pode ser feito na página da SPTrans.

Algumas das regras do uso do passe livre.

Aos alunos que utilizam ônibus cinco dias na semana será dada uma cota diária que permite ao usuário fazer até oito embarques em um período de 24 horas. Assim é possível completar o trajeto caso se precise pegar mais de um ônibus, desde que o número de viagens no mês não ultrapasse o total de 192.

As cotas vão ser definidas de acordo com os dias em que o aluno tem aula e não são cumulativas. Se a cota total não for utilizada até o fim do mês, o saldo restante não acumula no cartão para o seguinte. Caso as cotas se esgotem antes do fim do mês, serão cobrados os valores normais do transporte público.

Vale lembrar que o Bilhete Único com o benefício do passe livre para os estudantes é de uso exclusivo de seu titular.

Deixe uma resposta

Rolar para o topo