Alerta e prevenção: cuidado com as chuvas e com a dengue

Com a proximidade do verão e das férias, o período chuvoso se intensifica e, com isso, os cuidados com a dengue não podem parar em São Paulo e em todo o país.

O acúmulo de água, comum nesse período, pode causar o surgimento de focos para reprodução do mosquito Aedes aegypti, agente causador da doença, e a maneira mais eficiente de prevenir a proliferação do mosquito é combate-lo.

O Movimento pela Moradia alerta que pequenas ações, de todos, são fundamentais para que a dengue não se torne alarmante. Por isso, atenção às formas de precaução.

Algumas das dicas é vedar depósitos plásticos, pneus e reservatórios; fechar caixas d’água; evitar o acúmulo de água em vasos de planta: ponha areia nos vasos das plantas. Em vez de usar água para as plantas, use areia ou pó de café nos pires dos vasos e, então, coloque água.

Remova folhas e galhos das calhas. Esses objetos, assim como outros (flores e pedaços de garrafa) impedem que água escoe e então, se acumula. Verifique semanalmente o estado de calhas, canos e ralos.

Mantenha latas e garrafas emborcadas para baixo. Isso evita que a água da chuva se acumule e fique parada por muito tempo!

Preste atenção ao lixo. Muitas pessoas pensam que os lixos, por acumularem água suja, não apresentam perigo à dengue. Mas a verdade é que se há água acumulada, há a possibilidade de reprodução do mosquito. Para isso, vede os sacos de lixo e não os deixe expostos.

Para quem tem ou frequenta piscinas frequentemente, manter a água da piscina tratada e vedar vasos e ralos que não sejam utilizados diariamente também é fundamental.

Na maioria dos casos, o mosquito da dengue coloca os seus ovos em locais onde há o acúmulo de água limpa, por isso o fato da doença ser tão frequente no período chuvoso.

Esses materiais, como pneus velhos, caixas d’água, garrafas, calhas entupidas, vasos de plantas e também recipientes jogados em lixo descoberto, precisam ser manuseados corretamente, evitando potenciais criadouros.

O cuidado com essas atitudes é fundamental. Compartilhe essa informação. Faça sua parte e dissemine a prevenção!

Mais Artigos

Movimento junto com Ministério

O presidente do Movimento pela Moradia Zona Leste II, Dalcides Neto, esteve em Brasília com o Ministro das Cidades – Jader Filho, que recebeu tanto

Aniversário do Movimento

Hoje é um dia muito especial para o Movimento, completamos 39 anos de lutas e conquistas. Foram muitas as vitórias, dias difíceis , dias de

Assinatura do Santa Genoveva

Dalcides Neto, presidente da Associação Movimento pela Moradia Zona Leste II, esteve com Marcelo Branco, secretário de Habitação do Governo do Estado de São Paulo

Comunicado Covid-19

Em razão da crescente disseminação do Coronavírus no Brasil e o posicionamento das autoridades da saúde, visando proteger a comunidade , os funcionários e suas

plugins premium WordPress