Consciência Negra: importância da data para todos

Em 20 de novembro, no Brasil, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi inclusa no calendário de mais de mil cidades brasileiras entre 2003 e 2011, mas o tema ainda exige muita atenção devido a importância e – infelizmente – ainda tanto preconceito no Brasil e pelo mundo. Por isso, o Movimento pela Moradia aborda o assunto.

O Dia da Consciência Negra celebra a consciência afro-brasileira e relembra o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou pela libertação dos negros escravizados durante o período colonial no Brasil. A data é uma forma de homenagear o líder na época dos quilombos, fortalecendo mitos e referências históricas da cultura e trajetória negra no país.

A celebração é vista como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial e uma referência para a população afrodescendente dedicada à reflexão sobre as consequências do racismo. Assim sendo, a data tem uma orientação comemorativa, mas também está voltada à afirmação da consciência política, da pertença étnico racial e da reivindicação dos direitos da população afro-brasileira.

Utilizada para refletir sobre o relevo da cultura e do povo africano, bem como a sua importante influência na cultura brasileira, várias cidades do país decretam feriado no dia e realizam uma série de eventos, como fóruns, debates e programações culturais. Você já participou de algum?

Programação em São Paulo

Neste ano, a cidade de São Paulo recebe a inéditaVirada da Consciência, marcada para acontecer nos dias 18 a 21 de novembro, com a proposta de discutir e festejar a cultura negra.

Entre as atividades, estarão incluídas competições esportivas, desfile de moda, oficinas de beleza, espetáculos de música e dança, teatro e mostra de arte e cinema. Também compõem a virada um seminário internacional sobre a inclusão da temática afro-brasileira no currículo escolar, a cerimônia de entrega do troféu Raça Negra, que tem Mano Brown como homenageado neste ano, e a 6ª FlinkSampa (Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra).

O evento acontece em cinco locais principais: Faculdade Zumbi dos Palmares e Centro Esportivo Tietê, Vale do Anhangabaú, Memorial da América Latina, avenida Paulista e Sala São Paulo. Haverá programação também nos CEUs (Centro Educacional Unificado) e nos museus municipais da cidade de São Paulo. Acesse o site, programe-se e saiba mais: https://www.viradadaconsciencia.com.br/.

Você pode conferir outras agendas com demais programações de oficinas, amostras, exposições culturais e entretenimento sobre o tema em São Paulo pelos sites: https://agendapreta.com/ e http://cooperifa.com.br/.

O Movimento pela Moradia apoia toda ação e causa relacionada com a Consciência Negra. Chega de racismo, preconceito e desigualdades. Faça sua parte e ajude como puder!

Mais Artigos

Movimento junto com Ministério

O presidente do Movimento pela Moradia Zona Leste II, Dalcides Neto, esteve em Brasília com o Ministro das Cidades – Jader Filho, que recebeu tanto

Aniversário do Movimento

Hoje é um dia muito especial para o Movimento, completamos 39 anos de lutas e conquistas. Foram muitas as vitórias, dias difíceis , dias de

Assinatura do Santa Genoveva

Dalcides Neto, presidente da Associação Movimento pela Moradia Zona Leste II, esteve com Marcelo Branco, secretário de Habitação do Governo do Estado de São Paulo

Comunicado Covid-19

Em razão da crescente disseminação do Coronavírus no Brasil e o posicionamento das autoridades da saúde, visando proteger a comunidade , os funcionários e suas

plugins premium WordPress