Ciclovias no Jardim Helena

Desde o final do ano passado, tem se discutido muito sobre os benefícios e os problemas que as novas faixas exclusivas para ciclistas vêm trazendo à cidade.

A população de São Paulo ainda parece dividida em relação às ciclovias e à real melhora que trazem à cidade.

Há quem diga que elas estão atrapalhando o andamento das vias, tomando o lugar das vagas de estacionamento e que ainda podem atrapalhar o comércio local. Mas, na verdade, é preciso analisar o caso com muito mais cuidado e menos superficialidade.

A cidade de São Paulo é um dos polos mais movimentados do mundo, onde carros, bicicletas e pedestres muitas vezes dividem o mesmo espaço, sem ter uma opção mais segura e exclusiva para cada um deles.

cicloviasjdhelena_blog

No final do ano passado, 11,9 quilômetros de ciclovias foram implantados no Jardim Helena, bairro que proporcionalmente apresenta o maior número de ciclistas de todo o município, ligando-o a São Miguel Paulista.

O prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou que a instalação do circuito é uma forma de contribuir e agradecer ao bairro, que há muito tempo já vinha dando exemplo para a cidade de São Paulo, mas que só agora foi reconhecido.

Confira o vídeo da reportagem realizada pela TV Câmera São Paulo.

Mas não há só o lado bom. Algumas ciclovias não recebem o mesmo cuidado que outras. Muitas são construídas sem o devido planejamento e acabam prejudicando a vida do ciclista e realmente atrapalham o trânsito.

Para crescermos como cidade, de um modo geral, é preciso saber conviver em conjunto. Respeitando o espaço dos carros, das bicicletas, dos motoqueiros e dos ônibus.

Devemos sempre cobrar por um Transporte Público de qualidade dos nossos governantes, cobrar por espaço reservado para mobilidade de veículos individuais, como as bicicletas e as motos. Mas também é preciso aprender a respeitar todos os meios.

Vamos parar de olhar somente para os nossos para-brisas e levar o exemplo do bairro Jardim Helena adiante.

Mais Artigos

Movimento junto com Ministério

O presidente do Movimento pela Moradia Zona Leste II, Dalcides Neto, esteve em Brasília com o Ministro das Cidades – Jader Filho, que recebeu tanto

Aniversário do Movimento

Hoje é um dia muito especial para o Movimento, completamos 39 anos de lutas e conquistas. Foram muitas as vitórias, dias difíceis , dias de

Assinatura do Santa Genoveva

Dalcides Neto, presidente da Associação Movimento pela Moradia Zona Leste II, esteve com Marcelo Branco, secretário de Habitação do Governo do Estado de São Paulo

Comunicado Covid-19

Em razão da crescente disseminação do Coronavírus no Brasil e o posicionamento das autoridades da saúde, visando proteger a comunidade , os funcionários e suas

plugins premium WordPress